CAMPANHA INFORMA A POPULAÇÃO SOBRE RISCOS E TRATAMENTOS PARA DIABETES TIPO 2

A cirurgia bariátrica visava, inicialmente, apenas o controle do peso. Mas, com o passar do tempo,  nós vimos que,  além do peso,  era possível controlar através dela também uma série de doenças extremamente graves do ponto de vista de qualidade e de quantidade de vida.

A principal delas é o diabetes tipo 2.

E a cirurgia bariátrica tornou-se metabólica,  já que é eficiente para o controle do diabetes tipo 2 — aquele que é adquirido ao longo da vida, diferente do diabetes tipo 1, que é aquele que a pessoa adquire na infância ou na adolescência — e evita que o paciente venha a desenvolver algum tipo de dano à sua saúde irreversível, como:

• Infartos;
  • Derrames;
  • Amputações;
  • Diálises;
  • Pessoas que precisam viver em uma máquina.

Pode-se tentar um tratamento cirúrgico do diabetes, e esse tratamento consiste na alteração do trânsito intestinal. Nós temos um estômago que não precisa ser tão grande, e um intestino no qual, através de um pequeno desvio, vamos fazer com que vários hormônios intestinais possam ter a sua produção aumentada. E esses hormônios vão ser fundamentais para que o pâncreas possa a voltar a trabalhar e produzir insulina, enquanto, por outro lado, a pessoa emagrece.

Com isso, nós temos uma cirurgia onde se mexe no estômago e no intestino ou mexe-se apenas no estômago, e essa intervenção cirúrgica proporcionará qualidade de vida para essas pessoas.

Então, pacientes que tenham diabetes tipo 2 e que relatam dificuldade do tipo “já não consigo ter controle dos remédios que eu tomo”, têm uma indicação precisa e encontram na cirurgia uma porta que se abre para uma nova qualidade de vida.

A cirurgia não é indicada para qualquer pessoa nem para qualquer diabético, mas para aqueles diabéticos onde o tratamento clínico não mais surte efeito. Para esses pacientes podemos, sim, abrir essa nova porta terapêutica chamada cirurgia metabólica — que, no início de sua aplicação era indicada apenas para a perda de peso, mas que atua, hoje, na saúde completa, melhorando a pressão arterial, o colesterol e, principalmente, o diabetes tipo 2.

Fonte:  https://www.vidanovametabolica.org.br