MAIO ROXO: MÊS DE FALAR SOBRE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
O Maio Roxo é o mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e Colite Ulcerativa. O principal objetivo desta ação é chamar atenção da sociedade e dos parlamentares para as doenças inflamatórias intestinais.
E as ações ocorrem também no meio digital!
As sociedades regionais da ABCD e outras sociedades das Doenças Inflamatórias Intestinais também vão usar as redes sociais e portais próprios para ajudar a levar conteúdo à sociedade.
O que são doenças inflamatórias intestinais (DII)?
As doenças inflamatórias intestinais (DII) são infecções que afetam alguma parte do sistema digestório causando feridas internas nos tecidos e órgãos, entre eles intestino delgado, intestino grosso e reto.
Essas alterações fazem parte da vida de aproximadamente 5 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 13 tem alguma DII. A mais comum é a Doença de Crohn (presente em 53% dos casos).
Pessoas que tiveram familiares com essas doenças têm uma predisposição maior para desenvolvê-las. Mesmo sendo crônicas, as DII não são fatais, mas precisam de tratamento e acompanhamento.
Os jovens (entre 15 e 40 anos) são os mais afetados, mas todas as faixas etárias, especialmente os idosos (com mais de 60 anos) também devem ficar alertas aos sintomas.