Cirurgia Laparoscópica para Cirurgias Abdominais

Já se foi o tempo em que para qualquer cirurgia na região abdominal eram necessários procedimentos com grandes incisões, como no passado. A alternativa, hoje em dia habitual, passou a ser a laparoscopia.

A grande diferença é que os instrumentos são introduzidos no corpo através de pequenos orifícios na pele, caracterizando um processo cirúrgico minimamente invasivo. Mesmo assim, “de forma geral, os pacientes submetidos a cirurgias laparoscópicas devem receber os mesmos cuidados exigidos por uma cirurgia convencional, mesmo porque a possibilidade de conversão da via laparoscópica para laparotomia (convencional) deve ser considerada.

Inicialmente, a técnica era mais utilizada para a retirada da vesícula e em cirurgias ginecológicas. Mas essas técnicas cirúrgicas e os equipamentos laparoscópicos têm evoluído continuamente. Já é possível que os equipamentos acessem a maioria dos órgãos abdominais, ajudando na remoção de órgãos e tumores, cirurgia bariátrica e até cirurgias na coluna, no tórax e na tireoide.

Além de a técnica simplificar procedimentos e servir para inúmeros tipos de cirurgias hoje em dia, a laparoscopia têm algumas vantagens positivas ao paciente: Os benefícios no pós operatório são menor trauma cirúrgico, redução da taxa de infecção, menor dor, diminuição da quantidade de analgésicos após a cirurgia, recuperação mais rápida com retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho, e melhor efeito cosmético.

Os riscos de uma cirurgia laparoscópica, realizada por um profissional experiente, são geralmente baixos. Pacientes com doenças cardíacas e respiratórias, obesos, portadores de hérnia diafragmática ou de doença inflamatória pélvica e gestantes merecem uma atenção especial do cirurgião. Ainda assim, as contra-indicações para esse tipo de cirurgia são outras, geralmente relacionadas “com o estado clínico do paciente, a extensão da doença e, principalmente, a inabilidade técnica do cirurgião.