SOCIEDADES MÉDICAS DISCUTEM AVANÇO DO DIABETES TIPO 2 E AS NOVAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

Representantes das principais Sociedades Médicas do país que atuam no cuidado do paciente com Diabetes Tipo 2 (DT2) reuniram-se na última sexta-feira (15), em São Paulo, para discutir o cenário da DT2 e os novos tratamentos – medicamentosos, com as novas drogas que surgem no mercado, e cirúrgicos, por meio da cirurgia metabólica que apresenta evidências científicas de estudos recentes realizados no mundo.

O Diabetes Tipo 2 é visto pelos especialistas como uma epidemia global devido ao elevado no número de pessoas com a doença, que  já atinge cerca de 14 milhões no Brasil.

Segundo dados apresentados por médicos e cirurgiões, devido a escassez de sintomas na fase inicial da Diabetes, cerca de 50% dos pacientes  desconhecem o problema, e pelo menos a metade dos pacientes que estão em tratamento não atingem um controle adequado dos seus níveis de açúcar no sangue.

O Workshop “Novas Fronteiras no Tratamento de Diabetes Tipo 2”, foi promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica  (SBCBM) e contou com a presença de representantes de 12 sociedades médicas. Participaram das discussões as Sociedades Brasileiras de Diabetes, Cardiologia, Nefrologia, Oftalmologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Hepatologia, e Nutrologia. Compareceram também as entidades dos cirurgiões Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva (Sobracil), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Colegio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

De acordo com o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas, o objetivo do Workshop foi promover a troca de experiências entre as especialidades que atuam no tratamento clínico e suas complicações, juntamente com os médicos que atuam no tratamento cirúrgico do paciente.